Terapia ABA

Você sabia que a Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) é considerada um tratamento padrão ouro para crianças com TEA e que é a única abordagem, cientificamente reconhecida, no tratamento do Autismo, e fortemente recomendado pela National Autistic Society, que auxilia na evolução da linguagem, do comportamento, na independência para realizar as atividades diárias e no desempenho escolar?

E agora vou contar uma curiosidade: O ABA não se restringe somente a indivíduos com TEA, podendo ser indicado para pessoas com outros diagnósticos, como por exemplo, Síndrome de Down e Deficiência Intelectual, e para pessoas que não tenham deficiência. A Terapia ABA pode ser indicada quando se é importante trabalhar algum comportamento específico, como por exemplo, para aumentar desempenho de esportistas, gestão de pessoas em uma empresa e até mesmo facilitar adesão de tratamentos médicos, como no pré e pós operatório de cirurgia bariátrica, por exemplo. Interessante, né?

E quando pensamos em crianças, mais especificamente, a terapia em ABA terá o objetivo de atuar nos aspectos do desenvolvimento infantil, aumentando repertório de habilidades, comportamentos e aprendizagem. E  ela deve ser prazerosa e reforçadora!

E essa terapia tem algumas características, como por exemplo:

  • ela é intensiva, acontecendo de 10 à  40h semanais;

  • ela pode acontecer em casa, escola, clínica ou em locais que a criança costuma estar inserida ou frequentar, como casa dos avós, parques...;

  • tudo o que é feito com a criança e como ela responde é registrado para permitir a análises de dados e elaboração de gráficos desses resultados;

  • os pais participam constantemente de treinamentos, recebendo orientações para   auxiliá-los nas condutas, manejos e estímulos.

A intervenção deve ser elaborada, analisada e supervisionada por um Supervisor com pós graduação e experiência em ABA e colocada em prática por Implementadores ABA, também conhecidos como ATs ABA.

Um diferencial que temos é que a criança que faz Terapia ABA com a Joy e também faz atendimentos de outras especialidades na clínica tb, terá uma equipe que estará por dentro de todos os objetivos terapêuticos e suporte de todas terapeutas pensando e alinhando esse processo.