Fonoaudiologia pelo método PROMPT

Você já escutou falar no método PROMPT? Hoje, muitos neuropediatras estão solicitando atendimentos de Fonoaudiologia pelo método PROMPT para crianças que apresentam apraxia da fala. Mas esse método, pode ser utilizado para outros diagnósticos.

PROMPT significa em português: “Pistas para reestruturação dos alvos fonéticos musculares orais”. 

O método PROMPT é um método de terapia indicado para Atraso Motor de Fala, Apraxias e Disartrias, que utiliza de toques suaves e específicos com os dedos na regiões da face da criança (mandíbula, nariz, língua e lábios) como pistas para estimular a articulação e consequente produção de um som, palavra ou frase.

É um método com comprovação cientifica, ainda se popularizando no Brasil, já que poucos profissionais estão habilitados; e vem sendo utilizado cada vez mais pelos fonoaudiólogos nas crianças com desordens motoras de fala, tendo resultados significativos também em crianças que não evoluíram com outros métodos de terapia tradicionais.

Os estudos comprovam que o PROMPT é eficaz em 3 pilares cruciais de desenvolvimento da fala: motor, cognitivo-linguístico e social-emocional.

Existem categorias de Prompt, que serão utilizados pelo terapeuta de acordo com sua avaliação, ou seja, de acordo com as dificuldade, potenciais e objetivo estabelecidos para a criança. Conforme a criança evolui e supera suas dificuldades as “pistas” dadas pelo terapeuta vão se modificando e diminuindo até não serem mais necessárias e assim os objetivos vão sendo reestabelecidos.

Cada criança é individual e tem suas características, desta forma, não é toda criança que se beneficia e tolera este modelo de terapia, mas é primordial que a criança tenha intenção de comunicação e tolere ser tocada.

A adesão da família generalizando os objetivos terapêuticos em ambiente familiar como em qualquer terapia, é determinante para a evolução da criança.

O número de sessões de terapia fonoaudiológica PROMPT varia de acordo com a necessidade, tolerância e/ou maturidade muscular para evolução da fala da criança, por isso a importância da avaliação e planejamento terapêutico individualizado.