Fonoaudiologia

Você sabia que a atuação do Fonoaudiólogo vai muito além de auxiliar crianças a falar?

A Fonoaudiologia é uma ciência que atua na reabilitação da comunicação que pode estar alterada por diversos fatores ou diagnósticos. Nos comunicamos através da fala, expressões faciais, gestos, contato visual,  escrita, dentre outros, cabendo ao profissional identificar e desenvolver estratégias de comunicação para cada indivíduo. Além disso, a Fono pode auxiliar nas dificuldades de respiração, deglutição, mastigação e sucção, bem  como, problemas na voz e alterações orofaciais.

Por isso, crianças que apresentam pouca intenção de se comunicar, que apresentam um repertório de palavras muito pobre ou inexistente para sua idade, que falam de maneira que as pessoas não conseguem entender, que trocam o som de algumas letras enquanto falam, que têm dificuldade para  entender o que está sendo pedido pra ela, que se engasgam-se com frequência, que babam muito, que respiram pela boca, que estão com dificuldade na leitura e escrita,  podem realizar uma avaliação e intervenção fonoaudiológica.

Assim, a intervenção fonoaudiológica possibilita que a criança possa estabelecer conexão, compreensão e comunicação com o mundo que a rodeia, ampliando suas habilidades e potenciais para o desenvolvimento, refletindo em sua autonomia, aprendizagens e interações.

A Joy conta com uma equipe de Fonoaudiólogas com experiência no desenvolvimento infantil, que trabalham em conjunto com as outras especialidades da clínica, para que uma especialidade possa dar suporte a outra, em busca de um desenvolvimento global.

Benefícios da

Fonoaudiologia

  • Desenvolver a comunicação verbal e não verbal;

  • Implementar comunicação alternativa ou aumentativa através do Sistema de Comunicação por Trocas de Figuras (PECS);

 

  • Trabalhar a articulação da fala, linguagem receptiva e expressiva;

  • Aperfeiçoar a escrita e leitura;

  • Melhorar o ato de respirar, sugar, mastigar e engolir;

  • Nos aspectos comportamentais e desenvolvimento cognitivo;

  • Orientar pais e professores;​