Fisioterapia

Alterações motoras impactam no crescimento e desenvolvimento da criança, sendo fundamental que a criança vivencie variadas experiências de movimento para gerar aprendizado e ter ganhos em diversas áreas.

Um bom desempenho, planejamento e controle motor são base para diversas aquisições, como a da fala, mastigação e escrita, por exemplo, sendo muito importante para a independência em atividades rotineiras da criança, também. E a Fisioterapia é uma das especialidades fundamental nesse processo de desenvolvimento e autonomia.

Quando o bebê ou a criança têm dificuldades e atrasos para segurar a cabeça, sentar sozinha, caminhar sem apoio, manipular brinquedos ou ainda, quando cai com frequência, esbarra em coisas, tem alterações na coordenação motora, na força e no tônus muscular,  parece não perceber seu corpo de forma adequada, dentre outros exemplos, os atendimentos de Fisioterapia podem auxiliar no desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas habilidades.

A Fisioterapia tem o objetivo estimular e desenvolver o capacidade física e de movimento, facilitando a funcionalidade da criança. Esse profissional trabalha muito bem em conjunto e dando uma base, um suporte ou até mesmo complementando outras especialidades, como Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicomotricidade. 

Crianças com síndromes ou lesões neurológicas, síndromes genéticas e TEA, por exemplo, costumam ter demandas sensório-motoras necessitando de atendimentos de Fisioterapia.

Benefícios da

Fisioterapia

  • Estimula e aumenta a capacidade da criança em realizar movimento funcional o mais próximo da normalidade possível;

  • Preparação para o desenvolvimento de habilidades funcionais específicas;

  • Facilitação do processo de aprendizagem de habilidades motoras;

  • Prevenção de deformidades e contraturas musculares.