Neuropsicologia

Crianças com dificuldades na aprendizagem escolar, na aquisição da linguagem, leitura e escrita, dificuldade nos relacionamentos pessoais e na sua autonomia, podem se beneficiar muito dos atendimentos com a Neuropsicologia.

A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que faz interface com a Neurologia. Ela estuda as relações entre o cérebro e comportamento, identificando as funções cognitivas que estão preservadas e/ou comprometidas .

Isso quer dizer que a Neuropsicologia auxilia a compensar ou facilitar os déficits ou demandas cognitivas (memória, atenção, concentração, raciocínio, linguagem, entre outras funções), comportamentais e afetivas.

A intervenção dessa especialidade pode contemplar processo avaliativo detalhado, onde são aplicados protocolos, testes, escalas e observações para mapeamento das funções cerebrais. Com os resultados, é possível, inclusive, estabelecer hipóteses diagnósticas, tipos de intervenção e reabilitação específicas. E a reabilitação neuropsicológica que tem o objetivo de compensar ou desenvolver as funções cognitivas, comportamentais e afetivas que estejam prejudicadas, otimizando assim, o desenvolvimento e aprendizagem.

Benefícios da

Neuropsicologia

  • Auxiliar com hipótese diagnóstica;

  • Auxiliar na compreensão das funções cognitivas que interferem na aprendizagem e comportamentos;

  • Compreender e desenvolver habilidades que envolvem as funções executivas (controle inibitório, flexibilidade cognitiva, planejamento, entre outras);

  • Auxiliar na regulação emocional.