top of page

Blog

  • Foto do escritorJoy

Processo de desfralde

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Estudos científicos mostram que o desfralde deve acontecer quando a maturação física e cognitiva da criança estiverem adequadas para tal, sendo por volta dos 2 anos e meio (sempre verificando se a criança tem alguma condição médica que impeça o desfralde).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Levando-se em consideração a ciência da Análise do Comportamento para o processo do desfralde, segue algumas dicas:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • É necessário verificar se a criança entende e executa comandos simples;

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • A criança não deve ter medo do banheiro ou sentar no vaso sanitário;

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • A criança deve acompanhar seus familiares para visualizar e entender a rotina do uso do banheiro. Pistas visuais (confira o que são e como podem ajudar, em nosso feed) podem ajudar muito!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • Iniciar o uso do vaso sanitário, ao invés de penico, para facilitar a generalização e compreensão de crianças que apresentam certa rigidez cognitiva. Pode-se utilizar redutores de vaso sanitário para facilitar.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • Inicialmente, levar a criança a cada 60 minutos ao banheiro e ficar atento a possíveis sinais de que a criança esteja com vontade de usar ao banheiro, fora desse horário.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • Quando a criança fizer o xixi ou o cocô no vaso, ela deve ser reforçada imediatamente, tendo acesso a algo que ela goste muito, como por exemplo, um brinquedo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mas atenção, esse reforçador não deve estar disponível em outros momentos ou ambientes, ele deve ser acessível apenas após o uso do vaso sanitário com sucesso.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Se você tem alguma dúvida com relação ao desfralde, nossa equipe pode te ajudar!




Entre em contato



bottom of page