top of page

Blog

  • Foto do escritorCarol Càstro

Marcos do Desenvolvimento Motor: entender para estimular

Você sabia que o período de desenvolvimento de uma criança, onde ocorrem as maiores e cruciais mudanças, é nos 2 primeiros anos de vida? Esse período compreende os primeiros 1000 dias de vida, onde se pode influenciar o que será do resto dela.

Estas grandes mudanças são baseadas no seu desenvolvimento neuropsicomotor, que abrange aspectos neurológicos, psicológicos, emocionais, e principalmente a questão motora. Entender as etapas do desenvolvimento motor é fundamental para que se possa perceber possíveis sinais de algum atraso e estimular a criança de uma forma completa.

O processo de desenvolvimento motor se inicia na vida intra-uterina e permanece em constante evolução, sendo totalmente dependente de estímulos externos (interação com outras pessoas, ambientes diferentes, brinquedos variados). Ele varia de criança para criança, conforme os estímulos que ela recebe dos adultos e do ambiente em que vive. Diferentes texturas de roupas e brinquedos, cores, sons e funções são exemplos de materiais e estímulos que devem ser experimentados pelas crianças, para potencializar seu desenvolvimento.

Os principais marcos motores do desenvolvimento são relacionados ao ganho de força muscular e controle motor para trocar de posição sozinho. Estas trocas de postura se desenvolvem de forma progressiva, iniciando por movimentos simples como controlar posição da cabeça, braços, abdômen e pernas, seguindo uma sequência proximal para distal (do centro do corpo para as pontas).

A criança precisa experimentar novas posições, explorar ambientes e objetos o tempo todo! Desta forma, o cérebro vai recebendo estas informações e criando novas redes neurais, que levam ao desenvolvimento dos movimentos e aos ganhos nas trocas de postura. Os bebês após nascimento devem ser colocados no chão para brincar! Podem ser utilizados cobertas, tapetes de EVA e outros para oferecer segurança e proteção para a criança, possibilitando liberdade de movimentos.

Fisioterapeuta Camila Pedron

CREFITO 5 – 212.826F


bottom of page