• Carol Càstro

A importância da intervenção precoce

Atualizado: 8 de Mai de 2020

Muito se fala da importância da intervenção precoce, mas você sabe por quê?


Cada vez mais, pesquisas demonstram os mecanismos de desenvolvimento do cérebro ao longo dos primeiros anos de vida e o impacto extremamente positivo de intervenções precoces. Iniciando-se terapias o mais cedo possível, assim que sinais de atrasos no desenvolvimento começam a serem detectados, melhores são os resultados a curto, médio e longo prazo.


Quanto mais nova for a criança, maiores são as chances de formar novas conexões neurais, facilitando a aprendizagem das habilidades estimuladas. Isso quer dizer que quanto mais cedo iniciam-se as intervenções terapêuticas, com estímulos adequados, mais fácil será para o cérebro responder! 


A intervenção precoce pode mudar o futuro da criança, oportunizando melhores condições para independência, funcionalidade e qualidade de vida!


Por isso, quando atrasos nos marcos do desenvolvimento começarem a ser identificados, procure profissionais especializados para que uma avaliação detalhada possa ser realizada e a criança não perca um tempo precioso de se desenvolver pois, a cada dia que passa, pesquisas são contrárias a tão conhecida frase "cada criança tem seu tempo". E se você esperar, esse tempo pode nunca chegar...


59 visualizações0 comentário